quarta-feira, 16 de junho de 2010

Irmãos Karámazov

Eu estou acabando agora o primeiro volume desta nova edição d´Os Irmãos Karamázov de Doistoiévski. Livro difícil mas muito filosófico e interessante. Escolhi um naco do livro para abrir este blog.

VI. Ainda Muito Obscuro

Ivan Fiódorovitch, porém, depois de se despedir de Aliócha, rumou para casa, a casa de Fiódor Pávlovitch. Mas, coisa estranha, assaltou-o subitamente uma melancolia insuportável, e o pior é que ela aumentava cada vez mais a cada passo que ele dava ao aproximar-se da casa. O estranho não estava na melancolia, mas em que não havia meio de Ivan Fiódorovitch definir em que ela consistia. Antes já lhe acontecera cair frequentemente em melancolia e não era de admirar que ela o assaltasse em um momento como esse, quando, depois de romper com tudo que o havia atraído para este lugar, ele se deparava para dar, no dia seguinte, mais uma brusca guinada e enveredar por um caminho novo, totalmente desconhecido e mais uma vez completamente só e, como antes, cheio de esperança mas sem saber em quê, esperando muito, esperando demais da vida, sem, no entanto, conseguir ele mesmo conseguir definir o que havia em suas expectativas ou em seus desejos.

Nenhum comentário: